Meio
Cor
As cores influenciam na legibilidade por diminuir a visibilidade das letras, por distrair o leitor e, no caso de contraste invertido (letras claras sobre fundo escuro) prejudicar o uso da visão periférica na leitura. As pesquisas de velocidade de leitura de Paterson e Tinker, encontraram reduções significativas de velocidade para certas combinações de cores. De um modo geral a velocidade de leitura não é prejudicada com até 70% de contraste de brilho entre o texto e o fundo. É importante notar que contraste de brilho é diferente de contraste de cor. Assim, entre azul e laranja existe grande contraste de cor, mas pouco contraste de brilho; da mesma maneira, um amarelo sólido sobre um fundo amarelo em 10% não tem mais de 70% de contraste de brilho, pois o amarelo sólido já é muito claro.
Os estudos de compreensão de texto de Weildon tambem demonstraram a preferência por textos de cores escuras sobre fundo claros, e que quanto mais claro o fundo e mais escura a cor, melhor é a compreensão do texto. Sendo assim, para ele, preto sobre branco é a escolha mais lógica (para papel).
Os resultados mais significantes foram apresentados abaixo:
Legibilidade comparada entre contraste negativo e positivo
velocidade de leitura: |
arranjo comparado | diferença em % |
preto no branco (controle) | 0 |
branco no preto | -10.5 |
opinião dos leitores: |
arranjo | porcentagem preferida |
preto no branco | 77.7 |
branco no preto | 22.3 |
Legibilidade de impressão colorida sobre papel coloridovelocidade de leitura (Tinker, 1969) |
combinação de cor comparada com preto sobre branco | diferença em % |
preto no branco (controle) | 0.0 |
verde grama sobre branco | -3.0 |
preto sobre amarelo | -3.4 |
vermelho tulipa sobre amarelo | -3.8 |
verde grama sobre vermelho | -10.6 |
laranja cromo sobre preto | -13.5 |
laranja cromo sobre branco | -20.9 |
vermelho tulipa sobre verde | -39.5 |
preto sobre púrpura | -51.5 |
*menos significa menos legível |
Legibilidade de impressão colorida sobre papel coloridovelocidade de leitura (Tinker, 1969) |
combinação de cor comparada com preto sobre branco | diferença em % |
preto no branco (controle) | 0.0 |
verde grama sobre branco | -3.0 |
preto sobre amarelo | -3.4 |
vermelho tulipa sobre amarelo | -3.8 |
verde grama sobre vermelho | -10.6 |
laranja cromo sobre preto | -13.5 |
laranja cromo sobre branco | -20.9 |
vermelho tulipa sobre verde | -39.5 |
preto sobre púrpura | -51.5 |
*menos significa menos legível |
Nível de compreensão de texto para texto impresso à cores sobre fundo branco (Weildon, 1966) |
Cor utilizada no texto | nível de compreensão |
| bom | médio | ruim |
preto | 70% | 19% | 11% |
cor de baixa intensidade — púrpura profundo (PMS259) | 51% | 13% | 36% |
cor de média intensidade — azul francês (PMS286) | 29% | 22% | 49% |
cor opaca — verde oliva (PMS399) | 10% | 13% | 77% |
cor de alta intensidade — ciano ou warm red | 10% | 9% | 81% |
Nível de compreensão de leitura para texto com fundo cinza. (Weildon, 1966)
|
Cor utilizada no texto | nível de compreensão |
| bom | médio | ruim |
preto sobre branco | 70% | 19% | 11% |
preto sobre preto 10% | 63% | 22% | 15% |
preto sobre preto 20% | 33% | 18% | 49% |
preto sobre preto 30% | 3% | 10% | 87% |
*o teste parou quando os níveis de compreensão bom e médio atingiram menos de 50% do total
|