Um importante fator de para um bom entendimento é a organização espacial da página, E esse é justamente um dos fatores mais complicados e o responsável pelo sucesso e fracasso de uma peça gráfica, assim como é o principal fator que qualifica um bom designer. Mas não é por ser importante que é fácil de se qualificar, muito menos de quantificar.
Antes de presentar os poucos resultados de pesuisas que envolvem este tópico, irei citar algumas das teoria responsáveis pelas tomadas de decisão e que influenciam a organização da página.
Por causa de nossos hábitos de leitura, da esquerda para a direita, de cima para baixo, nossos olhos se acostumaram a percorrer um caminho qundo se depara com um layout. O diagrama de gutemberg mostra as zonas ópticas de maior e menor atenção. Ignorar esse princípio, pode confundir ou fazer com que o leitor se perca.
No programa e pesquisa de Collin Weildon,Para um layout formal, enquanto 67% dos leitores apresentaram boa compreensão e 14% apresentaram pobre compreensão de um texto com layout seguindo os princípios de gravidade de leitura, apenas 32% obtiveram boa e 38% obtiveram má compreensão de um texto cujo layout desrespeitava este princípio.
Em um segundo estudo, com layout mais informal, 73% obtiveram boa e 6% má comprensão de um texto que obedecia os princípios de gravidade de leitura enquanto 37% compreenderam bem e 32% mal de um layout que desobedecia o mesmo princípio. Os demais leitores obtiveram uma compreensão média.