Bibliografia comentada

BAKHTIN, Mikhail—Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo, editora Hucitec, 1981
Uma crítica ao objetivismo abstrato de Saussure, demonstrando que a língua, como fruto de uma sociedade, interage com ela.

BERNARD, Michael L.— Criteria for Optimal Web design (designing for usability); Wichita: Software Usability Research lab, 2002
http://psychology.wichita.edu/optimalweb/text.htm Coletânea de resultados experimentais relativos à legibilidade de textos para web design.

BERNARD, Michael; LIDA, Bonnie; RILEY, Shannon; HACKLER, Telia; JANZEN, Karen— Comparison of popular Online Fonts: Which Size and Type is Best? in Usability News 4.1, 2002
http://psychology.wichita.edu/surl/usabilitynews/41/Ezprint.htm Do mesmo laboratório acima, uma pesquisa específica que analisa a legibilidade das fontes mais populares para textos lidos em monitor

BERNARD, Michael; FERNANDEZ, Marissa; HULL, Spring — Effects of line lenght on childrens and adults' online reading performance; Usability News 4.2 2002
hhttp://psychology.wichita.edu/surl/usability_news.html Pesquisa sobre os efeitos do comprimento de linha para textos lidos no monitor.

BILACK, Peter
IIllegibility, http://www.typ.nl/TYP04/woud/ilegibility Nesse texto, o autor fala da nova geração que

BLACKWELL, Lewis; CARSON, David— The End of Print: The Grafik Design of David Carson Revised Edition, São Francisco: Chronicle Books, 2000
Livro que reúne os trabalhos do designer David Carson até 1994, na época das revistas Bech culture e Ray Gun, principalmente, que revolucionou o design gráfico em geral no mundo todo.

BOAG, Andrew — The representation of type on screen, palestra dada na conferência Monotype de 1990, publicado em 1990; http://www.boag.co.uk/down/index.html
O autor explica o processo de representação do tipo na tela e suas implicações para o conforto visual e para a leitura.

BOAG, Andrew — Typographic measurement: a cronology; publicado primeiro em Typography Papers, 1, 1996; http://www.boag.co.uk/down/index.html
Cronologia extensiva da medição de tipos.

BOCCHINI, Maria Otília— Legibilidade Visual em Cartilhas Políticas da Igreja Católica destinadas a trabalhadores; São Bernardo do Campo: M. O. Bocchini, 1988. tese apresentada ao instituto Metodista de ensino superior
Tese que estuda cartilhas políticas da igreja voltadas para educação política de trabalhadores, que têm uma leitura pobre.

BONSIEPE, Gui — Una Tecnología Cognoscitiva: De la producción de conocimientos hacia la presentación de conocimientos; Conferencia no Encuentro de Diseño, Oficina Nacional de Diseño Industrial, La Habana, Cuba 2000
Conferência onde o designer expõe seus conceitos e idéias acerca da informação e do manejo e apresentação das mesmas, incluseve com o contexto atual de desnvolvimento da internet e da criação do hipertexto.

COTTON, Bbob, ED— The new guide to graphic Design; Oxford: Phaidon, 1990
Um guia que compila e reune obras de design contemporâneo.

CRAIG, James— Produção Gráfica : para planejador gráfico, editor, diretor de arte, produtor, estudante; São Paulo: Editora Mosaico, 1980
Trata dos meios de produção gráfica, tecnologia de impressão, vocabulário técnico, tratamento de imagens, encadernação, seleção de papel, e métodos de diagramação.

FLORES, G. — Bauhaus: typography; http://people.ucsc.edu/~gflores/bauhaus/type.html
Um site pequeno com algumas citações de Herbert Bayer, o principal tipógrafo da Bauhaus.

FRUTIGER, Adrian — Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado, São Paulo: Martins fontes 1999
Este livro traz a históra da evolução dos signos da escrita ao longo do tempo

GOUDY, Frederic W. — Typologia: Studies in Type Design & Type Making with Comments on the Invention of Typography, the First Types, Legibility & Fine Printing; University of California Press; 1987

GIL, Vicente A revolução dos tipos, tese de doutorado pela FAU-USP, São Paulo, 1999

HOFSTADTER, Douglas R. Metamagical themas: Questing for the essence of mind and Patterns, New York: BasicBooks 1985

Infodesign message achive http://www.bogieland.com/infodesign/infodesignml.html
Gupo de discussão de design da informação com arquivo de mensagens de diversos designers inclusive Gui bonsiepe, Rob Waller, James Souttar, Robin Kinross, entre outros, sobre tópicos como aplicaçào da fórmula de shannon ao design, design de informação para um mundo melhor, design como comunicação, teoria e prática, entre outros.

KLEIN, Naomi—Sem Logo: A Tirania das marcas em um planeta. São Paulo, Record, 2002
Uma investigação sobre a relação entre o crescimento das marcas e das grandes corporações e as conseqüências desse crescimento para o aumento de subempregos e empregos temporários nos seus países, a exploração do trabalho em zonas especiais de exportação em países subdesenvolvidos e a perda da identidade e do espaço público.

McLEAN, Ruari—The Tames and Hudson Manual of Typography. Thames & Hudson, 1992
Contém indicações de uso, parâmetros e sugestões para diagramação e uso de tipografia em diversos casos.

Mediumbold — The evolution of type. http://www.mediumbold.com/04_thinking/type/origins/index.html
Artigo que apresenta a evolução dos tipos, tanto do desenho, quanto das técnicas e das origens.

MENGARDO, Valdir — O Olhar Domesticado: um estudo sobre o discurso gráfico da imprensa; ECA, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, dissertação de Mestrado, São Paulo, 1988
Tese que procura discutir de maneira crítica o discurso gráfico da imprensa. Question ao uso de manuais e da padronização sem liberdade artística e discute os processos que conduziram o visual da imprensa para o estágio onde se encontrava.

MULLAN, Pamela Susan — Aplying Speed of reading Techniques to improve Competence and Confidence in On-Screen Computer Reading; School of Education At Trinity College, Dublin, 1997.
Tese que busca aplicação de técnicas de leitura dinâmica para leitura em computadores.

RICHAUDEAU, François— La Lisibilité; Paris: Centre d'etude et de promotion de la lecture, 1969
trata de processo de leitura, organização de linguagem, higiene de leitura, com pesquisa científica e teórica.

RICHY, Hélène; ANDRÉ, Jacques — Typographic sheets and structures documents; Eletronic Publishing, Vol 8 (2&3), 1995. http://cajun.cs.nott.ac.uk/compsci/epo/papers/volume8/issue2/2point5.pdf
Apresntação de um modelo de revisão tipográfica para documetos eletrônicos.

RUDER, Emil— Typographie; Switzerland; Arthur Niggli ltd, Teufen AR, 1967
UUm bom representante da escola suíça de design, discorre sobre organização espacial, linguagem gráfica, layout, cinética no design, expressão, forma e função, contraste, e diversos elementos ligados à tipografia.

SILVA, Rafael Souza — Diagramação: O planejamento visual gráfico na comunicação impressa; São Paulo, Summus Editorial, 1985
Manual de diagramação. Com normas e regras e métodos de diagramação.

SPENCER, Herbert—The Visible Word. London, Lund Huphries in association whith the Royal College of art, 1969.
Este livro reúne a investigação feita por Spencer acerca de legibilidade para o Royal College of Art. Além de resultados de pesquisas à respeito de possibilidades de layout e tamanho, também inclui tentativas de redesenho de alfabetos.

SWANN, Cal— Language and typography; London: Lund Humphries, 1991
Estuda linguagem , comunicação, sistema visual, forma e conotação e discurso visual, com exemplos e análises de como a tipografia pode conferir ou retirar sentido e ênfase à linguagem escrita.

TINKER, Miles A. —Legibility of Print; Iowa University , 1969
Uma das mais completas, senão a mais completa, e pioneira compilação de resultados experimentais relativos a legibilidade de textos impressos, com pesquisas feitas por métodos variados, mas principalmente de velocidade de leitura

TURNBULL, Athur T. ; BAIRD, Russel N. — Practical exercises in typography, layout, and design[by]; New York, Holt, Rinehart and Winston,1968
Exercícios práticos de composição manual e diagramação.

TURNBULL, Athur T. ; BAIRD, Russel N — The graphics of communication: typography, layout, design; New York : Holt, Rinehart and Winston, 1964
Um manual de deisig, com prinçípios de organização espacial, história da tecnologia de impressão e fundamentos de tipografia.

VELA, Norah Shallymar Gamboa— Notícias para ver na imprensa brasileira (Estudo morfológico comparado dos projetos gráficos da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo);São Paulo : ECA-USP, 1998.
Análise dos dois principais jornais de São Paulo (A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo) e estudo de sua evolução gráfica e relação com as mudanças da sociedade.

TULLIS, Thomas S.; BOYNTON, Jennifer L. ; HERSH, Harry — Readability of Fonts in the Windows Environment; Fidelity Investments Boston, Massachusetts 1995 http://www.acm.org/sigchi/chi95/proceedings/intpost/tst_bdy.htm.
Estudo sobre eficiência, velocidade de leitura e preferência de 12 casos diferentes de tipo e tamanho das letras mais populares no ambiente Windows: Arial, Ms serif, Ms Sans serif e Small fonts.

WALLER, Robert— The typographic contribution to language: Towards a model of typographic genres and their underlying structures; University of Reading, Thesis submited for the degree of doctor of Philosophy Department of Typography & Graphic Comunication, Robert Waller, 1988 http://www.gem.stir.ac.uk/downloads/ http://www.gem.stir.ac.uk/downloads/
Tese que busca construir um modelo teórico de aorganização e análise de tipografia baseada nas relações entre o escritor e o texto, e o leitor e o texto. Para isso, estuda tipografia, psicologia aplicada, psicologia cognitiva e lingüística.

WEILDON, Collin— Communicating or just making Pretty shapes
http://www.ianmc.com.au/articles/cojmps.pdf

WHEILDON, Colin; WARWICK, Mal,ED.— Type and layout: How typography and design can get in your message across – or get in the way; Berkeley: Strathmoor, 1996
As duas obras acima são parecidas, baseadas nas mesmas pesquisas. a primeira é mais resumida do que a segunda. A idéia foi de criar um método que analizasse a compreensibilidade dos textos, comparando variações de tipo e layout.

WELCH, Sally Gentieu — Pixel Principles of design; http://www.sallygentieuwelch.com/pages/Pixel_This1.html
Um web site muito mal desenhado, contendo princípos básicos de tipografia e disciplinas relacionadas ao design.

Typeart font-o-rama — Top ten rules of good typeseting http://www.typeart.com/topten.asp
As dez regras mais importantes que um designer deve seguir para uma boa diagramação. Algumas dicas boas, como boa revisão do texto, e uso de hiphens inteligentes, e alguns dogmas como utilização de aspas inteligentes e sugestões vagas como utilizar um tipo apropriado para o serviço.

Typo Berlin 96 documentation
http://www.fontshop.de/typo96/liveDo.html
RReúne documentação sobre a typo 96, que é uma convenção que reúne tipógrafos e designers gráficos para discutir o papel da tipografia e do design, aspirações para o futuro do mercado, apresentação de projetos e palestras em geral.

Upper & Lowercase Magazine archive
http://www.itcfonts.com/ulc/default.asp?sid=XJF8AGV6C34K9G151WL5LWX38KDLF2K9
Diversos artigos sobre tipografia nessa revista mensal online.

YAN, Jack — Les plaisirs du Monde; http://www.porcheztypo.com/Gazette/PTFPlaisirs.html
Artigo sobre o processo de criação para uma nova fonte para o jornal Le Monde.

YOUNGMAN, Melissa; SCHARFF, L. — Text lenght and margin lenght influences on readability of GUIs. Southwest Psichological Association, 2002
http://hubel.sfasu.edu/research/textmargin.html
Influência das margens e do comprimento da linha em textos lidos em monitores.

ZAPF, Herman e KINDERSLEY, David David Kindersley's workshop outubro de1995
Workshop que explica o processo de espaçar corretamente aos caracteres no desenho de uma fonte, junto com uma entrevista com Herman Zapf, tipógrafo notável.

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