Variáveis tipográficas

Caractere

Espessura do traço

A espessura dos traços é definida a partir da espessura da trave, num “I”normal, a espessura corresponde a aproximadamente 15% de sua altura (descontando as serifas se for o caso). Numa fonte light, essa proporção é de cerca de 10%, enquanto 25% caracteriza uma semibold e 35% um bold, aproximadamente. Os traços horizontais não seguem a mesma lógica.



proporção entre espessura e altura dos caracteres (Frutiger, 1999)
espessura dos traÁos

O fato de que num alfabeto as alturas de todas as letras devem ser iguais, limita a espessura das horizontais, principalmente no caso de letras com traços horizontais triplos, como o “E” e o “a”. Assim, em versões mais finas, as espessuras horizontais e verticais têm praticamente a mesma espessura, enquanto em versões mais grossas, as horizontais normalmente são mais finas. Isso faz com que o sistema de classificação da espessura seja baseada apenas na trave vertical. A espessura do traço da fonte é determinante tanto para a legibilidade quanto para a visibilidade. Para tipos maiores, o traço pode ser grosso, mas para texto corrido não de ve ser nem muito grosso nem muito fino, mas normalmente traços mais finos proporcionam maiores aberturas internas, o que facilita a leitura e além disso, mantém a forma das letras sem distorções. Segundo Allan Harvey, estudos mostraram que a espessura ideal para tipos de texto é cerca de 18% da altura do x (equivale a um peso normal).

Para tamanhos maiores e textos curtos, a espessura do traço pode ser maior, o que causa uma maior visibilidade e consequentemente, chama a atenção do leitor.

Alguns tipógrafos também acreditavam que a espessura variável dos traços influenciava na legibilidade e era o que tornava as letras serifadas mais legíveis, assim, surgiram as letras humanísticas, sem serifas de espessura variável. A única menção à legibilidade desse tipo de letra que eu encontrei em pesquisas foi em relação `a optima de Herman Zapt, no Comunication or Just Making Pretty Shapes, onde o autor mostra que as pessoas não acham a optima mais fácil de entender que letras sem serifa normais.

Isto pode nos fazer pensar que espessura variável do traço não seja um fator determinante, mas faltam dados de estudos mais aprofundados.



a figura mostra a importância dos espaços em branco para o reconhecimento das palavras
espaÁo em branco
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© Ariane Stolfi, CNPQ, 2002